quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Atlético ignora calendário e veste o fardo continental

Se passar hoje pelo Botafogo, Rubro-Negro terá de encarar time do Equador entre os jogos com Palmeiras e Corinthians pelo Brasileiro

Eliminar o Botafogo e passar às oitavas de final da Copa Sul-Ame­­ricana pode criar uma dificuldade extra para o Atlético. Continuando no torneio internacional, o Furacão terá de conciliar viagens e partidas desgastantes em mata-matas com jogos decisivos na luta para ficar longe do rebaixamento no Campeona­to Brasileiro.

O encontro de volta entre pa­­ranaenses e cariocas ocorre hoje, às 21h50, no Engenhão. Como fi­­caram no 0 a 0 na Arena, basta um empate com gols para classificar o Rubro-Negro – novo em­­pa­­te sem gols leva a decisão da va­ga aos pênaltis.
Se passar pelo Fogo, provavelmente já na semana que vem (a Conmebol só deve oficializar as datas após o encerramento da pri­meira fase, previsto para amanhã), o time da Baixada já enfrente o Emelec, do Equador. Pela disposição da tabela, o primeiro confronto seria na Arena e o segundo em Guaiaquil. Os dois jogos seriam nas semanas que antecedem aos compromissos diante de Palmeiras e Corin­thians, fora de casa, pelo Na­­cional.

“Se for para pensar assim era melhor nem brigar para se classificar. Temos é de jogar, não fi­­car pensando quando vamos vi­­ajar e nessas coisa de logística. Primeiro vamos classificar, de­­pois pensamos nisso”, argumenta o diretor de futebol Ocimar Bo­­licenho. “Não tem jeito. A se­­quência de jogos é o preço para quem quer continuar na competição”, admite o volante Rafael Miranda, a única novidade em relação à formação que perdeu para o Atlético-MG, no domingo.

Por outro lado, a equipe de An­­tônio Lopes pode angariar al­­go muito positivo para o clube, que não esconde viver problemas financeiros. Só por disputar a primeira fase do Continental, o Atlético receberá cerca de US$ 80 mil. Caso avance, acrescerá um prêmio sempre US$ 30 mil maior a cada etapa. Com esse dinheiro, o clube precisa bancar suas viagens na disputa e a premiação dos atletas sairá de uma porcentagem dessa quantia.

“Quem não quer um agrado a mais? Não corremos mais ou menos por isso, mas é algo im­­portante para nós e para o clube. A Sul-Americana foi vencida pelo Internacional no ano passado e teve uma repercussão muito boa”, pondera Miranda.

O técnico Antônio Lopes também conta com a classificação na Sul-Americana para conseguir um plus de ânimo nos jogos do Brasileiro. Dos últimos nove pontos disputados no Nacional, os atleticanos somaram apenas um. A distância para a zona de rebaixamento está em quatro pontos. No sábado, o Furacão re­­cebe o Sport.

Ao contrário da partida de ida, quando usou só um titular, o Bo­­tafogo deve colocar força máxima no jogo de hoje. O técnico Estevam Soares está pressionado no cargo. Afinal, a equipe alvinegra não vence há dez partidas.

Ao vivo

Botafogo x Atlético, às 21h50, na RPCTV, SporTV e no tempo real da Gazeta do Povo (www.gazetadopovo.com.br/esportes).

* * * * * *

No Rio de Janeiro

Botafogo

Castillo; Émerson, Fahel e Juninho; Alessandro, Jônatas, Leandro Guerreiro, Lúcio Flávio e Thiaguinho; André Lima e Reinaldo (Victor Simões).

Técnico: Estevam Soares.

Atlético

Galatto; Manoel, Nei e Chico; Wesley, Valencia, Rafael Miranda, Paulo Baier e Márcio Azevedo; Wallyson e Alex Mineiro.

Técnico: Antônio Lopes.

Estádio: Engenhão. Horário: 21h50. Árbitro: Wilson Luiz Seneme (BRA). Auxs.: Ednílson Corona e Carlos Berkenbrock (BRA).

0 comentários:

Postar um comentário